sexta-feira, 29 de junho de 2012

A febre das meias compressivas para corredores.



Tenho observado um número cada vez maior de corredores e triatletas utilizando uma meia diferente durante seus treinos. É um acessório semelhante ao “meião” de futebol, mas que possui propriedades diferentes. Trata-se de uma meia de compressão, também denominada compressiva. Na verdade, essas meias já vinham sendo usadas por pessoas com problemas circulatórios e também para auxiliar no processo pós-operatório.
As meias que os atletas estão usando são versões mais esportivas, com material mais resistente e um grau de compressão diferente. Será que elas funcionam? Apesar da “febre” das meias compressivas, acho importante investigar a eficácia do produto. Por isso, fiz uma busca em periódicos científicos e encontrei um estudo bastante revelador.
A pesquisa, realizada em 2009, submeteu 21 corredores bem treinados (média de 40 anos de idade, 16 anos de treinamento em corrida e média de 40minutos nos 10km) a um teste de esforço realizado em esteira, iniciando com 9 km/h (ritmo de 6min40seg/km). A cada 5 minutos, a velocidade da esteira aumentou 1km/h, indo até a exaustão de cada atleta. Importante: os corredores realizaram o teste duas vezes, a primeira sem as meias compressivas e  a segunda com as meias. Em ambos os testes foram feitas análise de consumo de oxigênio e dosagem da concentração de ácido lático no sangue. O intervalo entre os testes foi de até dez dias, justamente para que o treinamento não influenciasse os resultados obtidos. Abaixo, é possível visualizar os resultados.
Enquanto no teste sem as meias os corredores suportaram até 35 minutos de esforço, no teste com as meias compressivas o grupo pesquisado suportou 36,44 minutos, ou seja, um minuto e vinte e seis segundos a mais.
Outras variáveis fisiológicas foram pesquisadas, como Consumo Máximo de Oxigênio, Limiar Anaeróbio e também foram encontradas evidências de um pequena melhora nestes índices com o uso das meias de compressão.
A conclusão dos pesquisadores? O efeito compressivo das meias pode oferecer ganhos entre 2% e 6% na performance em corredores bem treinados, para provas de 10 quilômetros, meia maratona e maratona.
Vale ressaltar que os atletas analisados eram do sexo masculino, tinham em média 16 anos de treinamento em corrida e ótima condição física. Falta encontrar estudos que investiguem os efeitos do treinamento em corredores iniciantes e também em mulheres. Não podemos simplesmente generalizar os achados para outros grupos de atletas.
Por último, gostaria de destacar que, antes de adquirir uma meia de compressão, o corredor deve consultar um médico especialista na área vascular, pois há a possibilidade de efeitos colaterais prejuduciais à saúde, além de ser necessário que o médico prescreva o grau de compressão indicado para o atleta.

Agência Antidoping dos EUA apresenta acusação contra Lance Armstrong.








Nesta sexta-feira, a Agência Antidoping dos Estados Unidos (Usada) disse que apresentou acusações formais contra o ciclista norte-americano Lance Armstrong, heptacampeão da Volta da França. Caso a alegação seja provada, os sete títulos da maior prova de ciclismo do mundo podem ser tirados do atleta.

“Armstrong, que está sendo acusado junto com cinco de seus antigos colaboradores, poderá defender seu caso em uma audiência, diante e todas as provas que se apresentaram, de testemunhas e de um grupo independente de árbitros, que decidirá o resultado do caso”, disse a Agência, em comunicado.

A entidade acusa Lance Amstrong esteve envolvido em inúmeros casos de dopagem, contando com ajuda de treinadores e outros profissionais durante anos. Segundo a Usada, o ciclista fez uso de substâncias proibidas durante parte da carreira. O caso pode ser levado para a Corte Arbitral do Esporte (CAS).

Tênis Nike Zoom Vomero+ 7







NikeZoomVomero7.N.W




Perfil: O Tênis Nike Zoom Vomero+ 7 é considerado um tênis inovador, e este título não é por acaso. Desenvolvido para atletas que querem alcançar ou manter uma alta performance, conta com entressola cushlon com sistema de amortecimento Zoom Air no calcanhar e na planta do pé e crash pad integrado que auxilia o controle dos movimentos para garantir passadas perfeitas durante a corrida. Além da tecnologia adaptative fit, que envolve todo o pé e oferece ajuste personalizado para proporcionar mais conforto aos amantes de running.


Parte superior (cabedal): mesh com tecnologia adaptative fit, que envolve todo o pé e oferece ajuste personalizado.



Entressola: cushlon com sistema de amortecimento Zoom Air no calcanhar e planta do pé e crash pad integrado que auxilia o controle dos movimentos.



Solado: Borracha de Carbono.



Tecnologia Nike+: acomoda sensor que envia dados da corrida para o iPod, como queima de calorias e ritmo de exercício.

Importante: o sensor não acompanha o produto. É vendido separadamente

Tipo de pisada: neutra.

Peso aproximado: 313 g*.

Garantia do fabricante: contra defeito de fabricação.

Origem: importado.

Atleta quebra joelho em corrida de 100 metros rasos. Inacreditável !

Esse vídeo é muito sinistro. Durante uma corrida de 100 metros rasos masculino, o atleta búlgaro Georgiev Kirilov, quebra a perna, mais precisamente o joelho, quase no final do percurso (já próximo à linha de chegada). Difícil até explicar, mas a impressão que ficou é que doeu muito, muito mesmo.


quinta-feira, 28 de junho de 2012

Com chances de competir em Londres, atleta "Blade Runner" gera impasse entre cientistas.

Velocista Oscar Pistorius pode ter desempenho favorecido por próteses, dizem cientistas

Velocista Oscar Pistorius pode ter desempenho favorecido por próteses, dizem cientistas.

O corredor sul-africano Oscar Pistorius pode ser o primeiro atleta amputado a participar dos Jogos Olímpicos, na edição de Londres 2012. Pistourius nasceu sem as fíbulas e, por isso, amputou as duas pernas quando ainda era um bebê.
Cientistas, porém, ainda discutem sobre as próteses de fibra de carbono que o atleta usa e cujo aspecto futurista concederam a ele o apelido de “Blade Runner”. O impasse é se os membros artificiais dão ou não vantagem a ele em relação a outros competidores.

Para participar dos Jogos Olímpicos, o velocista precisa repetir marca alcançada na prova dos 400 m livres em uma competição realizada na capital administrativa da África do Sul, Pretória, em uma competição internacional até o próximo dia 30 de junho.  Na sua terra natal, Pistorius correu abaixo do índice olímpico de 45s30.  Sua melhor marca é 45s07.
O professor do Instituto Aplicado de Fisiologia e Biomecânica da Universidade Metodista do Sul, em Dallas (EUA), Peter Weyand, é quem levanta discussão sobre o bom aproveitamento do atleta.  “A ciência está certa de que o Sr. Pistorius corre consideravelmente mais rápido com suas pernas artificiais”, declarou à Reuters.
Segundo estudo feito por Weyand junto com o professor assistente do Departamento de Saúde e Performance Humana da Universidade de Montana, Mathew Bundle, a vantagem do sul-africano também se aplica contra atletas que possuem apenas uma das pernas amputadas.


A melhor maneira de espantar o frio , vamos correr !







Nestes dias de frio, que você coloca várias blusas, toucas e mesmo assim não se aquece... A melhor maneira de todas de fazer o frio ir embora é fazer o sangue circular mais rápido, o metabolismo acelerar após algum tempo praticando algum esporte! vamos correr neste friozinho !


Depois disto, não dá nem vontade de colocar a blusa de novo, você fica quente, cheio de vontade e pique pro resto do dia! É muito bom , bons treinos amigos ! 

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Vídeo , Fotos e resultados da Mountain do Campos do Jordão 2012 .



PARABÉNS A TODOS ATLETAS QUE PARTICIPARAM DE MAIS UMA ETAPA DA PROVA DE CORRIDA DE MONTANHA MAIS CHARMOSA DO BRASIL . 

CAMPOS DO JORDÃO 
2012 

 4 KM /  9 KM  / 18 KM 


MAPA DOS 18 KM PERCORRIDOS POR MIM : 




LARGADA DA PROVA: 



video



VÍDEO DA PROVA 


             









FOTOS GERAIS : 








































OLHA EU AI GALERA , O 3°  HEHEHE !!!





OLHA EU AI GALERA !!!


OLHA EU AI GALERA !!!
























OLHA EU AI GALERA !

EM BREVE MAIS FOTOS AGUARDEM !










Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...