domingo, 4 de agosto de 2013

A Importância dos Alimentos Energéticos na Alimentação


Para compor uma alimentação adequada, ou seja, que forneça os nutrientes necessários para o crescimento, e manutenção do organismo, é necessário comer em todas as refeições alimentos energéticos, construtores e reguladores.

Esses alimentos devem ser consumidos em ordem decrescente, ou seja, em maior quantidade os energéticos, seguidos dos reguladores, construtores e por último os energéticos extras, que são os de consumo limitado.

Os alimentos energéticos são principalmente os carboidratos e as gorduras. A gordura é a energia concentrada pois fornece mais que o dobro das calorias das proteínas e carboidratos . As vitaminas, minerais, fibras e a água não representam calorias, portanto não fornecem energia.

Quando consumidos em excesso, são armazenados em forma de gordura. Mas se consumidos nas quantidades ideais e em todas as refeições os alimentos ricos em carboidratos poupam as proteínas de serem utilizadas como fonte de energia, ocorrendo assim a perda da massa muscular e permitem que as gorduras sejam utilizadas na forma correta.

Os alimentos ricos em carboidratos são os cereais, como arroz, milho, trigo e centeio, as massas, pães, raízes e tubérculos como batata, inhame, mandioca, açúcar, mel e os doces em geral.

Quando caminhamos, trabalhamos , brincamos ou fazemos qualquer movimento, gastamos forças, ou seja, energias, por isso, necessitamos dos alimentos energéticos para devolver ao nosso corpo as energias perdidas.

Os praticantes de atividade física que gastam mais energias do que as outras pessoas, necessitam de uma alimentação rica em alimentos energéticos , para assim suprirem as suas necessidades, não ocorrendo assim a perda da musculatura.

Portanto, não elimine os alimentos energéticos quando se quer reduzir o peso. As dietas mal orientadas, podem ser muito perigosas à saúde , principalmente porque cada organismo é um e reage de maneira diferente.

Um comentário:

  1. Me ajudou muito no dever de ciências.muito obrigada
    😆😊😊😊😆

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...