terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Diferença de um coração sadio e um coração sedentário.



                                                    

ATIVIDADE FÍSICA :

De acordo com a WHO, a atividade física é definida como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia. A inatividade física (falta de atividade física) foi identificado como o fator de risco para a quarta maior mortalidade global (6% das mortes em todo o mundo). Além disso, inatividade física é estimada como sendo a causa principal de aproximadamente 21-25% dos cancros do cólon e da mama, 27% de diabetes e aproximada mente 30% da carga isquêmica cardíaca doença.
A “atividade física” não deve ser confundida com “exercício”. Exercício, é uma subcategoria da atividade física que é planejada, estruturada, repetitiva e proposital no sentido de que a melhoria ou manutenção de um ou mais componentes da aptidão física é o objetivo. A atividade física inclui o exercício, bem como outras atividades que envolvem o movimento corporal e são feitas como parte de jogar, trabalhar, transporte ativo, tarefas domésticas e atividades recreativas.
Aumentar a atividade física não é apenas um problema individual. Por isso, exige uma base populacional, multi-sectorial e multi-disciplinar, e uma abordagem culturalmente relevante.
Segundo COLBERG (2003), a Atividade Física ajuda a ganhar músculos e a perder gordura, diminui o apetite, faz com que você coma mais sem ganhar gordura, melhora o humor, reduz o estresse e a ansiedade, aumenta o nível de energia, melhora a imunidade, torna as articulações mais flexíveis e melhora a qualidade de vida.
A aptidão física traz benefícios inegáveis para a saúde de todas as pessoas. Quem pratica exercícios moderados regularmente corre menos risco de ter problemas crônicos de saúde como doenças cardíacas, obesidade, hipertensão, diabetes tipo II, certos tipos de câncer e outros distúrbios metabólicos.
Níveis regular e adequado de atividade física em adultos podem reduzir o risco de hipertensão, doença coronariana, acidente vascular cerebral, diabetes, mama e câncer de cólon, depressão e do risco de quedas além de melhorar a saúde óssea e funcional.

Principais Benefícios da Atividade Física
  • Melhoria da aptidão cardíaca;
  • Melhoria da aptidão pulmonar;
  • Melhoria da força muscular;
  • Prevenção de doença coronariana;
  • Regressão da aterosclerose;
  • Tratamento das doenças cardíacas;
  • Prevenção de AVCs;
  • Prevenção de vários tipos de Câncer.

Principais Mudanças no Organismo
  •  Melhoria do humor;
  •  Diminuição do estresse mental;
  •  Prevenção e alívio da depressão;
  •  Redução da ansiedade;
  •  Aumento da auto estima;
  •  Redução de hábitos não saudáveis;
  •  Melhoria da qualidade do sono;
  •  Prevenção do ganho de peso;
  •  Manutenção do peso perdido.

A atividade física é um fator determinante do gasto de energia e, portanto, fundamental para o equilíbrio de energia e controle de peso.
Dessa forma além de você poder desfrutar de suas atividades físicas favoritas, você melhora sua Saúde!







SEDENTARISMO:

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a cada ano, 17,1 milhões de pessoas morrem no mundo devido a doenças cardiovasculares. Medidas como se alimentar bem, praticar atividade física regular e evitar o tabaco, poderia evitar a maioria dessas mortes. 

O sedentarismo é um grande vilão para o coração. Segundo a World Heart Federation, não praticar nenhuma atividade física aumenta em um terço o risco de desenvolver hipertensão e em 50% o de ter diabetes. 

Apesar disso, de 65% a 85% da população mundial não têm atividade física suficiente para ajudar a manter o coração sadio. O resultado é que o estilo de vida sedentário já está entre as dez principais causas de morte. Segundo a OMS, em São Paulo, por exemplo, 70% da população são sedentários. 

Segundo a última medição do Datasus (banco de dados do Ministério da Saúde), as doenças cardiovasculares levaram ao óbito 119.295 mulheres em 2008, o que representa 26,3% das mortes naquele ano. A cada quatro mulheres que morrem por alguma doença no pais, uma delas é vítima de um problema no coração. 





CORAÇÃO SADIO !


   







CORAÇÃO SEDENTÁRIO ? 







TER UM CORAÇÃO SAUDÁVEL  , FAZENDO EXERCÍCIOS DIARIAMENTE !




            TER UM CORAÇÃO SEDENTÁRIO , E TER RISCO CARDÍACO ALTÍSSIMO ?




EU PREFIRO TER UM CORAÇÃO SADIO SEMPRE ATRAVÉS DE UMA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA , REALIZANDO ATIVIDADE FÍSICA DIARIAMENTE , TEMPO UM CORPO E UMA MENTE SÃ. 



ENTÃO SAI DO SOFÁ !


VENHA TREINA COM A GENTE !



CONSULTORIA ESPORTIVA 


PROF. ESP. RODRIGO FARIA 

EMAIL: PERSONALTRAINERLONDON@HOTMAIL.COM


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