segunda-feira, 31 de agosto de 2015

01 de setembro – Dia do Profissional de Educação Física



O Dia do Profissional de Educação Física é comemorado em 01 de setembro, data em que a lei que regulamenta a profissão entrou em vigor.

sábado, 1 de agosto de 2015

Fortalecer o glúteo é bom para o corredor!


Fortalecer o glúteo deixa os movimentos das passadas mais coordenados, facilita a corrida e ajuda a reduzir o risco de lesões:

Foto de Consultoria Esportiva Taubaté.



Existem diversas estruturas no nosso corpo que nos permitem correr, sendo uma delas o glúteo. Ao longo da evolução da nossa espécie, este músculo ficou maior e mais forte para ajudar no desempenho de nossas passadas. Realizar exercícios para fortalecer o glúteo é, portanto, fundamental para qualquer corredor, principalmente os iniciantes, que ainda estão adaptando o corpo ao movimento.
“O glúteo é um dos músculos responsáveis por manter o nosso corpo ereto durante a corrida. Então, colocando de uma forma simplificada, quanto melhor e mais fortalecido o glúteo, melhor o corredor”. “Fortalecer o glúteo diminui o risco de lesões, como torções no joelho, além de deixar os movimentos entre os músculos do quadril e das costas mais bem coordenados, facilitando a prática da corrida”, completa.
Isso ocorre porque o músculo é um dos impulsores do corpo durante a corrida e, portanto, seu fortalecimento pode dar mais potência para o movimento e melhorar a performance. Porém, não fortalecer o glúteo pode acarretar em alguns riscos de lesão, como tendinite no tendão de Aquiles, uma vez que a panturrilha e o glúteo trabalham em conjunto na corrida. “Se ele não funciona bem, a panturrilha tem que trabalhar em dobro, o que pode levar a uma inflamação”, diz o especialista.
O glúteo funciona também como um amortecedor do impacto, então, se ele estiver fraco, a tendência é que isso piore. “O impacto é o grande vilão na corrida, e está relacionado com o aparecimento de fascite plantar, canelite, dores no joelho, entre outros problemas”.
Um dos melhores exercícios para fortalecer o glúteo máximo é o agachamento “jogando” o quadril para trás. Então, inclua esse em sua rotina de treinos e melhore cada vez mais no esporte.
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