quarta-feira, 22 de junho de 2016

Imagem do dia!


Água ou isotônico? Antes, durante ou após as corridas?

Dica de hoje:
Água ou isotônico? Antes, durante ou após as corridas?


Foto de Consultoria Esportiva Taubaté.

Na constituição do nosso corpo, 60% é água e sem ela não conseguimos viver. A hidratação de forma correta é fundamental para o funcionamento eficaz de seu organismo. Porque a hidratação é tão importante para o organismo?
Coração bombeia melhor o sangue;
Corpo se mantém mais fresco;
Músculos recebem a energia de que precisam para correr.
Agora que sabemos alguns fatores de grande importância de se hidratar, vamos tratar do assunto foco deste artigo. Qual a melhor opção? Água ou isotônico?

Diversos estudos apontam que existem perdas significativas de líquidos e minerais durante o exercício, sendo que grande parte desta perda acontece pelo suor. Desta forma, devemos aumentar a ingestão hídrica para evitar que a desidratação interfira no funcionamento do organismo e no desempenho da atividade física.
Portanto, a hidratação deve acontecer desde o início da atividade, porque o importante não é apenas o quanto você ingere, mas a freqüência também. É importante informar que indiferente da atividade física, não há necessidade que a hidratação aconteça com nada além da água, exceto nas atividades que ultrapasse uma hora de duração.
Essa hidratação apenas com água é suficiente na primeira hora, porque as reservas glicêmicas do nosso organismo são capazes de manter a glicemia sanguínea em níveis aceitáveis, mas após esta primeira hora, faz-se necessário a ingestão dos isotônicos.
Qual a quantidade ideal de hidratação antes de correr?
Segundo a American College of Sports Medicine, a recomendação é beber pelo menos dois copos de 230 ml d’água no período de duas horas antes de exercitar.
Segundo a National Athletic Trainers’ Association, a recomendação é beber aproximadamente 500 ml de água duas ou três horas antes da corrida, além de mais 250 ml dez minutos antes de correr.
Outra pergunta freqüente, é se devemos beber água durante a corrida? Sim. Qual a quantidade ideal que devemos ingerir?

As recomendações são beber 150 ml a 350 ml de água a cada 20 minutos.
O que é melhor, água ou isotônico?
Mas e os isotônicos? Primeiro devemos explicar o termo isotônicos. Estas bebidas recebem esta nomenclatura por contar com uma concentração de eletrólitos que são semelhantes aos fluidos do nosso corpo. Também contém carboidratos que diminuem o esvaziamento gástrico, permitindo uma manutenção do desempenho mais duradoura.
De forma bem simples, beber isotônicos serve para a reposição do que foi perdido no suor. Está reposição, evita perdas de sódio que são fundamentais para reter a água no organismo. Os carboidratos têm função de melhorar o sabor da bebida, além de estimular a absorção de líquido e dos eletrólitos.
Para atividades de duração superior à uma hora, a recomendação é ingerir uma garrafa de 500 ml de isotônico para cada hora de exercício. Essas atividades de grande duração fazem com que o corpo precise de isotônicos, que além de energia, também fornecem vitaminas e sais minerais.
É importante frisar que os cuidados quanto à hidratação correta, são os mesmos tanto para os Exercícios físicos feitos em casa, na academia, nos parques, etc. Qual é recomendação de hidratação após a atividade física?
Segundo a American College of Sports Medicine, beber 2 ou 3 copos de água ou isotônico imediatamente após o exercício físico.
Já segundo a National Athletic Trainers’ Association, a recomendação é beber 500 ml de água ou isotônico. Neste caso, destacam a ingestão de isotônicos por conterem sódio e potássio em sua fórmula.
Outra pergunta recorrente, é como saber quando se está bem hidratado. Uma das maneiras mais eficazes de obter esta resposta é através da quantidade de vezes que urina diariamente e também seus aspectos. A tendência é que você urine mais do que de costume e a urina deverá apresentar uma coloração bem clara.

Sede, fadiga, urina escura e dor de cabeça leve são sintomas de inicio de desidratação. Já na desidratação forte, o corpo apresenta sinais mais graves como: náusea, calafrios, batimento cardíaco acelerado, inabilidade de suar e testa avermelhada.
Especialistas alertam que a temperatura ambiente e o tipo de tecido das roupas utilizadas durante as atividades físicas, podem colaborar positivamente ou negativamente. Observe a seguir:
Não esperar a sensação de sede chegar para beber água, porque essa sensação significa que você já está desidratado;
Escolher horários mais amenos para exercitar-se ao ar livre ou optar por academias climatizadas;
Sempre utilizar roupas leves que permitam melhor evaporação do suor.
Finalizando mais este artigo pessoal devemos reafirmar a importância da hidratação constante, seja ela feita com água ou isotônicos, em dias quentes ou frios, com ou sem exercícios físicos. Lembre-se que a água é componente vital para nosso organismo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...