sábado, 29 de julho de 2017

MARCHA ATLÉTICA E CORRIDA: QUAIS AS DIFERENÇAS?

MARCHA ATLÉTICA E CORRIDA: QUAIS AS DIFERENÇAS?


Nenhum texto alternativo automático disponível.
Você escolheu a prática de esporte ao ar livre, para se sentir melhor, perder peso e descontrair. Seja qual for o seu objetivo, a marcha atlética e a corrida são dois esportes de resistência recomendados para cuidar de si. Mas, por que a marcha é tão diferente e necessita de calçado adequado?
Um passo na marcha atlética, uma passada na corrida
Na marcha rapida, o movimento do pé é chamado de passo, enquanto que os praticantes de corrida falam geralmente em passada.Estes 2 movimentos se dão entre o momento em que se põe o pé no chão pela primeira vez, até ao momento em que se volta a pôr o pé no chão pela 2ª vez.
Na marcha atlética, o contato com o chão é permanente, enquanto que o praticante de corrida se desloca com saltos.Enquanto o praticante da corrida ganha impulso no ar para avançar, o praticante da marcha atlética põe o calcanhar no chão. A partir desse momento, o pé se movimenta completamente até impulsionar o praticante de marcha, graças aos dedos do pé, enquanto que o outro pé volta a tocar no chão com o calcanhar.
É isso que o praticante de marcha atlética chama de fase de apoio duplo, como poderá ver no seguinte esquema :
om este apoio duplo se mantém a estabilidade na marcha e se limitam bastante os riscos de entorses.
Os seus pés têm necessidades diferentes se for praticante de marcha atlética?
A resposta é sim!Como um dos pés está em contato constante com o chão na marcha atlética, as forças exercidas sobre as suas articulações são muito menores do que na corrida.
Na marcha atlética, as articulações do quadril, dos joelhos e dos tornozelos são menos expostas ao esforço. É por isso que o tipo de amortecimento que você vai encontrar num calçado próprio para a marcha atlética, é menos significativo do que o amortecimento de um calçado de corrida.
Um calçado de marcha atlética deve, antes de mais nada, conferir uma flexibilidade máxima para garantir o melhor movimento do pé possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...